sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Malária e destruição de eritrócitos


Os parasitos causadores da malária pertencem ao gênero plasmodium.São transmitodos através da picada de insetos do gênero Anopheles. No organismo humanoPassam por um ciclo exo-eritrocítico e um eritrocítico., apenas o último é responsável pelas amnifestações clíncas e patológicas da doença.

A destruição dos eritrócitos e a liberação dos parasitos e seus metabólitos provoca alterações morfológicas e funcionais no indivíduo. A destruição dos eritrócitos e a disfunção da medula estimulada por ação de citocinas são so principais responsáveis pela anemia nos portadores dessa parasitemia.

Outro fenomêno notado na malária é o sequestro capilar de eritrócitos que representa um mecanismo de escape do parasito, evitando sua destruição no baço antes de completarem seu ciclo.. Uma evidência desse fenômeno é o fato de pacientes esplenectomizados apresentam no sangue periférico, eritrócitos deformados ou alterados e parasitos com todos os estágios de desenvolvimento.

Referência: Neves, D.P. et al. Parasitologia Humana. Atheneu. 11° edição. São Paulo,2005.

Postado por: Nara Juliana (Biomedicina,348-6)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Menorragia


A perda excessiva de sangue durante a menstruação,também conhecida como menorragia ou hipermenorréia pode trazer como consequência pra a mulher uma anemia por hemorrágia. É uma anemia do tipo ferropriva, ou seja, por deficiência de ferro.Os sintomas da anemia podem incluir cansaço, fraqueza, formigamento e falta de sensibilidade nos dedos, dor de cabeça, depressão e concentração ruim.
As causas da menorragia podem ser coagulação sanguínea anormal, desregulação hormonal do ciclo menstrual, ou desordens do revestimento endometrial do útero. Dependendo da causa, a menorragia pode estar associada à menstruação dolorosa (dismenorréia).
Quando a causa por trás da menorragia pode ser identificada, o tratamento pode ser direcionado para ela. Menstruação intensa no começo ou final dos anos reprodutivos pode passar espontaneamente. Se o grau de sangramento for moderado, tudo o que deve ser feito é certificar-se que não há um problema grave por trás da menorragia. Se ocorrer anemia, suplementos de ferro podem ser usados para restaurar os níveis normais de hemoglobina.
A menorragia é muitas vezes tratada com hormônios, geralmente com contraceptivo oral combinado ou pílulas de progesterona por poucos meses. Para tratamento hormonal de longo prazo, pode-se usar Depo Provera injetável. Fibróide pode responder ao tratamento hormonal ou requerer remoção cirúrgica. Para diminuir a dor e intensidade da menstruação, pode-se usar antiinflamatórios ou ácido tranexâmico, o qual é mais eficiente. Isso pode ser combinado com a medicação hormonal já mencionada.
Para repor o ferro perdido, faz se suplementação alimentar e administração de ferro medicamentoso.

Postado por: Nara Juliana (Biomedicina 348-6)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

DESCRIÇÃO DO PÂNCREAS


O pâncreas é um órgão que se estende da esquerda para a direita na parte superior do abdome, ficando imediatamente atrás e junto do estômago e do intestino delgado. É formado por dois componentes glandulares: um exócrino e outro endócrino. O exócrino produz secreções essenciais à digestão, que seguem pelo ducto pancreático juntamente com a bílis, produzida pelo fígado, para a parte superior do tubo digestivo (duodeno). O componente endócrino é formado pelas ilhotas de Langherans formadas por células que sintetizam e libertam para o sangue vários hormônios (células insulares, ilhéus), entre as quais a insulina.

Ancilostomose e anemia hemorrágica crônica

















Segundo a OMS cerca de 1,3 bilhão de pessoas no planeta estão infectadas por ancilostomideos, principalmente nas regiões tropicais, e destas cerca de 65 mil morrem devido a anemia associada a parasitose. A doença também é conhecida por amarelão.


Os ancilostomídeos são nematodas que parasitam mamíferos, inclusive o homem. Desencadeiam um processo patológico que pode ter consequências fatais. Fazem parte desse grupo o A. duodenale, A. ceylanicum e necator americanus. Esses parasitos apresentam um ciclo biológico direto. Os vermes adultos quando no instestino se fixam nas paredes do órgão onde exercem um hematofagismo que resulta numa anemia por hemorragia e em uma perda de ferro. Também se observa uma perda de apetite, eosinofilia e várias mudanças fisiológicas e bioquímicas no organismo. A prevenção destes vermes se dá por meio do uso de calçados, saneamento básico e educação ambiental. O diagnóstico baseia-se na anamnese e no exame parasitológico de fezes. O tratamento é a base de anti-helminticos e vermifugos de amplo espectro. É necessário fazer o acompanhamento da anemia durante o tratamento.
Ref.: Neves,D.P;et al. Parasitologia humana.11° edição. Atheneu. São Paulo,2005.
Postado por: Nara Juliana (Biomedicina 348-6)

Anemias por hemorragia


A anemia pode ser definida como uma redução da massa total de eritrócitos abaixo dos limites normais. Elas podem ser classificadas por critérios morfológicos em: macrocíticas,microcíticas e normocíticas. De acordo com sua etiopatogenia, as anemias podem ser classificadas em anemias por deficiência da produção de eritrócitos, por excesso de destruição de eritrócitos e por perda de sangue (anemias hemorrágicas).
As anemias hemorrágicas podem ser agudas ou crônicas. As formas agudas se caracterizam por perda súbita de grandes volumes de sangue, o que leva a oligocitemia, redução do hematócrito e da hemoglobina com hipopvolemia. Na forma crônica, as perdas de sangue são em menor volume, as vezes até inaparentes,embora contínuas. Essa patologia pode estar associada a parasitas intestinais,neoplasias do trato intestinal, epistaxe, menstruação abundante e outras.
O diagnóstico desse tipo de anemia é dado mediante a verificação da anemia e a diminuição do número de eritrócitos e dos valores de hemoglobina.

Postado por: Nara Juliana (Biomedicina 348-6)
Ref.: Lorenzi,T.F. Manual de hematologia:propedeutica e clinica.4° ed.Guanabara koogan. Rio de Janeiro,2006.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

A anemia por hemorragias ou anemia aguda são caracterizadas por diminuição abrupta de eritrócitos circulantes devido hemólise ou hemorragias.
A anemia oferece um risco porque a hemácia é uma carreadore de gás carbônico e oxigênio, a hemorragia causa diminuição desta capacidade da hemácia, causa consequentemente diminuição do volume intravascular, hipóxia e hipovolemia, que causa hipotensão.
Especula-se que a atuação de hormônios conttra-regulatórios(glucagon,epinefrina,coortisol) promovem a difusão do líquido intracelular para o intravascular, devido a hiperglicemia.
causas da anemia aguda:
-gravidez ectópica;
-anemia crônica
-aneurisma abdominal
-drepanocitose
-dissecção aórtica
-coagulação intravascular disseminada
-hemorragia uterina disfuncional
-doença útero-hepática
-síndrome hemolítico-urêmica
-hemofilia
-trauma abdominal
-choque hemorrágico
-púrpura trombocitopênica
Exames laboratorias como hemograma podem identificar se está havendo anemia aguda
, lembrando que na gravidez o hemtócrito diminui devido a hemodiluição e mesmo em cso de anemia aguda no início o hematócrito pode ser normal.
A anemia aguda pode ser classificada como anemia normocítica com volume corpuscular médio (VCM) entre 80 e 100.
alguns tratamentos são oxigenoterapia, ressucitação volêmica endovenosa, transfusão para pacientes com hematócrito abaixo de 20,pacientes grávidas e Rh-negativas devem recener imunoglobulina anti-Rh.
Estas recomendações e abordagem tem a intenção clara de preservar a vida e informar a população.