sexta-feira, 4 de junho de 2010

ALGUMAS DOENÇAS DO SISTEMA LINFÁTICO








Lymphatism. Estado constitucional freqüente em crianças caracterizada por um crescimento excessivo (hipertrofia) do tecido linfático causando um estado de baixa resistência à infecção. Neste caso, as amígdalas são ampliadas e dos gânglios linfáticos no pescoço, axila, etc. Nesta patologia a pessoa é mais propensa a catarro bronquial, asma, adenóide, a infecção tuberculosa.
Linfadenite. É a inflamação aguda ou crônica de uma ou mais gânglios linfáticos causada por uma infecção anterior. Por causa de uma infecção da ferida, abscesso, etc., As bactérias são transportadas pela linfa ou corrente sanguínea e atingem os linfonodos regionais, onde provocam inflamação destas glândulas. Entre as crônicas que a linfadenite scrofulous.
Linfadenoma Linfoadenoma ou Doença de Hodgkin. É uma neoplasia primária de tecido linfóide que se caracteriza pela existência de células de Reed-Sternberg em gânglios e tecidos. Existem quatro variantes histológicas da doença: predominância linfocítica, esclerose nodular, celularidade mista e depleção linfocitária.
Linfangite. É a inflamação aguda ou crônica dos vasos linfáticos, causada por bactérias que entraram na circulação linfática através de ferimentos ou de um foco séptico (abscesso, furúnculos, etc) .. Linfangite aguda provoca dor ao longo do vaso inflamado e, por vezes, febre.
Linfangioma. Blood Angioma-like tumor, mas com a diferença que ao invés de sangue contendo linfa, porque é constituído pela neoformação de vasos linfáticos, em vez de navios. Distinguir entre linfangiomas simples, cavernoso e cístico. Elas podem ser congênitas ou adquiridas, e ocorrem principalmente nas bochechas, lábios, pescoço e língua.
Linfangectasia ou elefantíase. É a dilatação do ducto ou vaso linfático causando uma estagnação da linfa que flui através dela. A estagnação dos gânglios linfáticos causa o espessamento mais ou menos perceptível, paquiderme tipo de pele e tecido subcutâneo, que é chamada de elefantíase.

FONTE: www.googleusuercontent.com
EQUIPE: MARIA ALCINE
SOCORRO ALINE
TALITA
KADDYJA

TECIDOS E ORGÃOS LINFÓIDES


A PRODUÇÃO DE CÉLULAS LINFÓIDES MADURAS VÃO AGIR NO COMBATE A AGRESSORES EXTERNOS. ASSIM SENDO, EXISTE OS ORGÃOS LINFÓIDES PRIMÁRIOS E OS SECUNDÁRIOS. OS PRIMÁRIOS SÃO: TIMO E MÉDULA ÓSSEA. OS SECUNDÁRIOS SÃO: LINFONODOS, MÉDULA ÓSSEA, TONSILAS E PLACAS DE PEYER.
CONTUDO, OS PRIMÁRIOS REPRESENTAM O LOCAL ONDE OCORREM AS PRINCIPAIS FASES DE AMADURECIMENTO, NO ENTANTO, OS SECUNDÁRIOS SÃO OS QUE EFETIVAMENTE PARTICIPAM DA RESPOSTA IMUNE,SEJA ELA HUMORAL OU CELULAR.

FONTE: www.medstudents.com.br
EQUIPE:
MARIA ALCIENE
SOCORRO ALINE
TALITA
KADDYJA

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Púrpura trombocitopênica idiopática


Uma doença sangüínea adquirida caracterizada pela trombocitopenia. A maioria dos casos parece estar relacionada ao aparecimento de anticorpos contra as plaquetas, é conhecida como púrpura trombocitopênica imunológica. A baixa contagem de plaquetas pode causar o surgimento de púrpura, que é uma manifestação que envolve o aparecimento de petéquias, equimoses e outras manifestações hemorrágicas.

Sinais e sintomas
Sangramentos cutâneos: presença de petéquias e equimoses;
Sangramentos mucosos: presença de epistaxe, gengivorragia, menorragia, hematúria ou sangramentos no trato gastrointestinal;
Pode também existir fortes dores nas pernas junto com as hemorragias;
O paciente pode ficar inchado, havendo aumento de peso.

Diagnóstico
Realizado através de um hemograma.

http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%BArpura_trombocitop%C3%AAnica_idiop%C3%A1tica

EQUIPE:
MARIA ALCIENE
SOCORRO ALINE
TALITA RÚBIA
KADDYJA MARIA