terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Anemias por hemorragia


A anemia pode ser definida como uma redução da massa total de eritrócitos abaixo dos limites normais. Elas podem ser classificadas por critérios morfológicos em: macrocíticas,microcíticas e normocíticas. De acordo com sua etiopatogenia, as anemias podem ser classificadas em anemias por deficiência da produção de eritrócitos, por excesso de destruição de eritrócitos e por perda de sangue (anemias hemorrágicas).
As anemias hemorrágicas podem ser agudas ou crônicas. As formas agudas se caracterizam por perda súbita de grandes volumes de sangue, o que leva a oligocitemia, redução do hematócrito e da hemoglobina com hipopvolemia. Na forma crônica, as perdas de sangue são em menor volume, as vezes até inaparentes,embora contínuas. Essa patologia pode estar associada a parasitas intestinais,neoplasias do trato intestinal, epistaxe, menstruação abundante e outras.
O diagnóstico desse tipo de anemia é dado mediante a verificação da anemia e a diminuição do número de eritrócitos e dos valores de hemoglobina.

Postado por: Nara Juliana (Biomedicina 348-6)
Ref.: Lorenzi,T.F. Manual de hematologia:propedeutica e clinica.4° ed.Guanabara koogan. Rio de Janeiro,2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário