quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Menorragia


A perda excessiva de sangue durante a menstruação,também conhecida como menorragia ou hipermenorréia pode trazer como consequência pra a mulher uma anemia por hemorrágia. É uma anemia do tipo ferropriva, ou seja, por deficiência de ferro.Os sintomas da anemia podem incluir cansaço, fraqueza, formigamento e falta de sensibilidade nos dedos, dor de cabeça, depressão e concentração ruim.
As causas da menorragia podem ser coagulação sanguínea anormal, desregulação hormonal do ciclo menstrual, ou desordens do revestimento endometrial do útero. Dependendo da causa, a menorragia pode estar associada à menstruação dolorosa (dismenorréia).
Quando a causa por trás da menorragia pode ser identificada, o tratamento pode ser direcionado para ela. Menstruação intensa no começo ou final dos anos reprodutivos pode passar espontaneamente. Se o grau de sangramento for moderado, tudo o que deve ser feito é certificar-se que não há um problema grave por trás da menorragia. Se ocorrer anemia, suplementos de ferro podem ser usados para restaurar os níveis normais de hemoglobina.
A menorragia é muitas vezes tratada com hormônios, geralmente com contraceptivo oral combinado ou pílulas de progesterona por poucos meses. Para tratamento hormonal de longo prazo, pode-se usar Depo Provera injetável. Fibróide pode responder ao tratamento hormonal ou requerer remoção cirúrgica. Para diminuir a dor e intensidade da menstruação, pode-se usar antiinflamatórios ou ácido tranexâmico, o qual é mais eficiente. Isso pode ser combinado com a medicação hormonal já mencionada.
Para repor o ferro perdido, faz se suplementação alimentar e administração de ferro medicamentoso.

Postado por: Nara Juliana (Biomedicina 348-6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário