terça-feira, 2 de março de 2010

Anemia esferocítica


Hemácias normais circulante no sangue apresentam forma de discos bicôncavos que proporciona uma superfície grande em relação ao volume, facilitando as trocas gasosas essa células são flexíveis, passando facilmente pelas bifurcações dos capilares mais finos, onde sofrem deformações temporárias, mas não se rompem. Os glóbulos vermelhos passam a sofre alterações morfológicas na membrana. Este distúrbio é causado por um gene defeituoso. O defeito produz anormalidade nos glóbulos vermelhos, deixando a superfície celular diminuída em proporção ao seu conteúdo. Essas células se tornam menos resistentes e se rompem com facilidade. Diferenciando-se com esferócito, ovalócito e estomatócito. É uma patologia hereditária também conhecida por doença de Minkowski-Chauffard.
Nesse tipo de anemia variação na clínica apresenta hemólise leve, sem esplenomegalia, até crises hemolíticas graves, varia quanto ao seu grau. Estas são freqüentemente, desencadeada por infecções.É comum a sintomatologia iniciar durante uma gravidez.
Nos casos graves, o distúrbio pode ser detectado nos primeiros anos de vida; os casos moderados podem passar despercebidos até a meia-idade. Esta doença é mais comumente encontrada entre os descendentes de povos do nordeste da Europa, mas também tem sido vista em todas as raças. Icterícia e palidez (coloração pálida), são sinais que podem ser notados em lactentes, juntamente com o aumento do baço, na maioria dos casos. Após a remoção do baço, o período de vida dos glóbulos vermelhos volta ao normal. Uma história familiar de esferocitose aumenta o risco deste distúrbio.


Fontes
Junqueira e Carneiro- Histologia Básica - Texto e Atlas - 11ª Ed, Guanabara Koogan 2008 São Paulo.
Terezinha Verrastro-Hematologia e Hemoterapia; Fundamentos de morfologia, fiopatologia, patologia clínica. 1ª Ed, Atheneu,2005 São Paulo.
http://hematologiacarlao.blogspot.com
http://www.ciencianews.com.br/doencaeritro/Principais%20Alt.%20Morf%20eritr.%20-%206/althemog.htm
Postado por Pedro Gustavo e Sabrina Ellen biomedicina 221.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário