segunda-feira, 1 de março de 2010

Anemia Falciforme


Anemia é a diminuição da hemoglobina no sangue que, na maioria das vezes, ocorre por falta de ferro no sangue impossibilitando os órgãos de desempenharem bem suas funções devido a insuficiência de oxigênio no organismo.
A anemia falciforme deve-se ao fato de algumas pessoas não terem em seu organismo a hemoglobina A, em lugar desta produzem a hemoglobina S. A hemoglobina S não exerce a função de oxigenar o corpo satisfatoriamente, razão pela qual tais pessoas têm sempre uma anemia que não se corrige nem com alimentação nem com ferro.
Nesta anemia, os glóbulos vermelhos perdem a forma discóide, enrijecem-se e deformam-se, tomando a forma de "foice". Os glóbulos deformados, alongados, nem sempre conseguem passar através de pequenos vasos, bloqueando–os e impedindo a circulação do sangue nas áreas ao redor. Como resultado causa dano ao tecido circunvizinho e provoca dor.
As pessoas com anemia falciforme podem apresentar sintomas variados ou até quase nenhum sintoma, necessitando de pouca transfusão ou até mesmo de nenhuma. No entanto existem pacientes que mesmo com acompanhamento médico adequado, têm crises muito graves da doença, apresentando sintomas de dores na barriga, de dores ósseas, infecções de repetição às vezes muito graves, podendo levar à morte. (BRASIL, 2007)

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual da anemia falciforme para a população / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde,Departamento de Atenção Especializada. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2007. 24 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos)
SILVA, A. T. S. Anemia Falciforme. www.ufv.br.
Junqueira e Carneiro- Histologia Básica - Texto e Atlas - 11ª Ed, Guanabara Koogan 2008 São Paulo.
Justificar
Postado por: Sabrina Ellen e Pedro Gustavo – Biomedicina 221.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário