segunda-feira, 29 de março de 2010

Distúrbios por eritropoese diminuída

ANEMIA POR DEFICIÊNCIA DE FERRO

DEFINIÇÃO:
Redução dos glóbulos vermelhos provocada por muito pouco ferro.
A anemia por deficiência de ferro é a forma mais comum de anemia. Aproximadamente 20% das mulheres, 50% das gestantes e 3% dos homens apresentam deficiência de ferro. O ferro é um componente essencial da hemoglobina, pigmento que transporta oxigênio no sangue. O ferro é obtido, geralmente, pela comida na dieta e pela reciclagem de ferro de glóbulos vermelhos antigos.
As causas da deficiência de ferro são muito pouco ferro na dieta, absorção deficiente de ferro pelo corpo e perda de sangue (incluindo a perda de sangue por sangramento menstrual abundante). Também é provocada pelo envenenamento por chumbo, nas crianças. A anemia aparece devagar, após os estoques normais de ferro do corpo e da medula óssea terem sido esgotados. As mulheres, geralmente, possuem estoques menores de ferro que os homens e uma perda maior por meio da menstruação, o que as coloca em um risco maior de contrair anemia que os homens. Nos homens e nas mulheres pós-menopáusicas, a anemia geralmente se deve à perda de sangue gastrointestinal associada a úlceras ou ao uso de aspirina ou de medicamentos antiinflamatórios não-esteróides (AINEs).
Os grupos de alto risco incluem: mulheres em idade fértil que apresentam perda de sangue pela menstruação; mulheres gestantes ou lactantes que possuem uma necessidade maior de ferro; bebês, crianças e adolescentes em fases de rápido crescimento e pessoas com ingestão deficiente de ferro devido a uma dieta de pouca ou nenhuma quantidade de carne ou ovos durante vários anos. Os fatores de risco relacionados à perda de sangue são úlcera péptica, uso prolongado de aspirina, câncer de cólon, câncer uterino e doações de sangue repetidas. A incidência é em 2 de cada 1.000 pessoas.

ANEIA POR DOENÇA CRÔNICA:

DEFINIÇÃO:
Anemia resultante de doença ou infecção prolongadas.
Causas, incidência e fatores de risco
Algumas doenças ou infecções crônicas causam várias alterações na produção do sangue (hematopoiese). Essas alterações incluem: uma pequena redução da sobrevida do glóbulo vermelho, a diminuição na quantidade de ferro disponível na parte fluida do sangue e a diminuição da atividade da medula óssea. Na presença dessas três alterações, desenvolve-se uma anemia moderada cujos sintomas são geralmente imperceptíveis em face da doença primária.
Há uma variedade de doenças que podem estar associadas com a anemia por doença crônica ou infecção, como: endocardite bacteriana crônica, osteomielite, artrite reumatóide juvenil, febre reumática, doença de Crohn e colite ulcerativa. A insuficiência renal crônica está associada à diminuição dos níveis de eritropoietina, um hormônio que estimula a produção de glóbulos vermelhos na medula óssea, causando um tipo de anemia similar à anemia por doença crônica.

REFERÊNCIAS:adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/.../000584.htm

POR: Francisco Kadmo Modesto Silva, Camila Gonsálves, Francisco Rodolpho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário