quinta-feira, 4 de março de 2010

Anemia hemolítica auto-imune



Distúrbio resultante de uma anormalidade do sistema imune que destrói os glóbulos vermelhos prematuramente. São casos hemolíticos conseqüentes à ligação de um anticorpo na superfície da celual vermelha. A anemia hemolítica auto-imune idiopática é uma condição adquirida que ocorre quando anticorpos contra os glóbulos vermelhos da própria pessoa são formados. Na forma idiopática dessa doença a causa é desconhecida. Há outros tipos de anemias hemolíticas imunes, em que a causa pode resultar de uma doença ou medicamento subjacente. A anemia hemolítica auto-imune idiopática é responsável por metade de todas as anemias hemolíticas imunes. O início da doença pode ser muito rápido e muito sério. Os fatores de risco não são conhecidos.
Isoimune
São encontradas em pacientes politransfundidos,(que passaram por transfusão sangüínea) o organismo fica sensibilizado por anticorpos formados na primeira transfusão. A um ataque de anticorpos ao receptor diferenciado por antígenos dos glóbulos vermelhos transfundidos.
Auto-imune por drogas
As drogas induzem uma produção incompleta de anticorpos no qual estas agem no mecanismo hemolítico na presença da droga indutora. Outra característica é que estes anticorpos mediados pela ação da droga vão agir diretamente no mecanismo imunológico.
O teste de Coombs é realizado pois apresenta espectro amplo de reagentes e é o mais importante para se diagnóstica anemia hemolítica alto imune.

Fontes
Junqueira e Carneiro- Histologia Básica - Texto e Atlas - 11ª Ed, Guanabara Koogan 2008 São Paulo.
Terezinha Verrastro-Hematologia e Hemoterapia; Fundamentos de morfologia, fiopatologia, patologia clínica. 1ª Ed, Atheneu,2005 São Paulo.
http://hematologiacarlao.blogspot.com
http://www.ciencianews.com.br/doencaeritro/Principais%20Alt.%20Morf%20eritr.%20-%206/althemog.htm
Postado por Pedro Gustavo e Sabrina Ellen biomedicina 221.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário