terça-feira, 2 de março de 2010

Distúrbios das hemácias


Anemia: é caracterizado por uma redução de hemoglobina, ou por está não ser funcional na corrente sangüínea. Acarretando em reduzir a oxigenação tecidual e diminuição dos glóbulos vermelhos ( Eritrócitos).
Existem diversas causas para se classificar a anemia pode ser decorrente de hemorragia, deficiência na produção de hemoglobina, hemocatarese acelerada, deficiência enzimática, alteração morfologia na célula e outros.
O diagnostico de anemia é feito levando em conta alguns critérios tais como;
O histórico familiar do paciente, os sinais e sintomas apresentados, realização de teste físico e exames laboratoriais.

Anemia Hemolítica:
O eritrócito normal tem vida media no sangue de 110-120 dias, quando o individuo apresenta um caso anêmico hemolítico a uma aceleração na destruição dessas células, devido a, alterações que levam a hemólises podem do ser estas genéticas ou adquiridas.
Esse processo de hemólise acontece no baço e em menor proporção na medula óssea. Um estimula pode criado fazendo com que a heritropoetina induza à medula a produção hiperplásica de células vermelhas, tornando a medula muito ativa. Quando a crise é aguda não tem tempo de compensação medular, e crônico no sangue periférico apresenta anemia com reticulocitose.

fontes
Junqueira e Carneiro- Histologia Básica - Texto e Atlas - 11ª Ed, Guanabara Koogan 2008 São Paulo.
Terezinha Verrastro-Hematologia e Hemoterapia; Fundamentos de morfologia, fiopatologia, patologia clínica. 1ª Ed, Atheneu,2005 São Paulo.
http://hematologiacarlao.blogspot.com
http://www.ciencianews.com.br/doencaeritro/Principais%20Alt.%20Morf%20eritr.%20-%206/althemog.htm

Postado por Pedro Gustavo e Sabrina Ellen biomedicina 221.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário